Primeira obra-prima de Ponti: a 646 Leggera

V
ocê certamente se lembrará do aprofundamento que dedicamos à 699 Superleggera de Gio Ponti há pouco tempo.
Embora não seja tão famoso e aclamado como sua "irmã", o 646 Leggera merece igualmente, em nossa opinião, o status de Icon of Design.
No final da década de 1940, Ponti, sempre fascinada pelo tema dos móveis navais, está trabalhando na reforma do interior de quatro transatlânticos.
É neste contexto que ocorre a reunião fundamental com a empresa Cassina. Equipada com artesãos e carpinteiros excepcionais, esta empresa de Brianza criou um design de alto nível e sinergia executiva com a Ponti.
Os frutos dessa longa e intensa parceria tornaram-se marcos na história do design industrial; veja a famosa Superleggera 699 (que todos vocês conhecem!)
N
o entanto, muitos ignoram a existência do importante progenitor do 699: o 646 Leggera, projetado em 1952 para a Cassina.
"No final da segunda guerra, lutei para afirmar um estilo mais leve e transparente, conectado a um estilo de vida mais simples".
Este é o mantra de Gio Ponti após os anos difíceis da guerra; a pesquisa dele é voltada para simplicidade e leveza.
Tomando a tradicional cadeira Chiavari como modelo de referência, o designer criou vários protótipos ao longo dos anos antes de alcançar a cadeira perfeita.
O
646 Leggera é o resultado feliz dessas experiências: uma cadeira discreta, essencial e moderna.
É especial, diferente das cadeiras contemporâneas: é muito leve e é a primeira cadeira com apoios pontiagudos com as costas levemente dobradas. A linha cônica e limpa confere uma aparência sóbria e refinada.
Não há uma unha em toda a estrutura; a cadeira é montada apenas com juntas e cola com precisão maníaca.
Para diferenciá-lo da Superleggera estão as verticais e as dimensões: o Leggera ainda possui as verticais circulares (a Superleggera as possui triangular) e é alguns centímetros maior.
S
eus pontos fortes? Graças às dimensões um pouco mais generosas, o Leggera é decididamente confortável e estruturalmente muito sólido.
Lembre-se também de que o Superleggera nunca saiu de produção desde o ano de lançamento, enquanto o Leggera voltou à produção (depois de várias décadas) apenas em 2017.
Isso faz com que o 646 tenda a ser mais raro e mais difícil de encontrar. Até hoje, a Cassina também produz o Leggera na variante com braços.
Obcecado pelo incrível sucesso de sua irmã mais famosa, o 646 Leggera foi subestimado por muitos anos e considerado apenas um "protótipo" do Superleggera.
A verdade é que é um produto de design incrível que brilha com sua própria luz, um objeto absolutamente vanguardista.
Como sempre, já estamos trabalhando na consulta da próxima semana: se você tiver sugestões ou sugestões, elas serão bem-vindas.
Navegue no nosso catálogo Vintage para dar à sua casa um novo visual...